Pequeno varejista no Brasil já oferece programas de fidelidade, e tendência é de crescimento dessas estratégias

20 de Janeiro de 2023

Acumular benefícios a cada compra é uma realidade em comércios de todos os tamanhos, inclusive nos menores

O brasileiro tem se interessado cada vez mais em receber benefícios nas compras do dia a dia. De acordo com dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu desde 2019. Na época, 65% disseram preferir esses estabelecimentos, em 2022, a porcentagem ficou em 72%.

E, ao contrário do que muitos podem pensar, as empresas que dão vantagens em compras e gastos não são somente grandes companhias de cartões de crédito, aéreas, entre outras, cada vez mais o pequeno varejista aposta nesse tipo de estratégia para manter a cliente fiel, atrair novos consumidores e aumentar as vendas. 

O mercado é enorme no país, os micro e pequenos varejistas foram responsáveis por mais de 180 mil novas lojas em 2021, segundo balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre as atividades, os super e minimercados ganharam 54 mil lojas, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, 38,7 mil, vestuário, calçados e acessórios, 28,3 mil.

“Pequenos varejistas podem criar ofertas e recompensas exclusivas e que agregam valor real para os clientes. Seja a loja de bebidas do bairro ou a pizzaria que dá reais de desconto a cada determinado número de compras, selos que são acumulados na padaria ao lado do trabalho que podem render uma refeição gratuita, varejistas de roupas sustentáveis que oferecem recompensas pela reciclagem. Os exemplos são muitos e podem ser vistos com cada vez mais frequência”, conta o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro.

O especialista ainda explica que esses negócios têm a vantagem de poder se adaptar rapidamente às respostas do cliente, principalmente por ter um contato muito próximo e, às vezes, até diário com seus consumidores, o que facilita a mudança ou criação de novos benefícios que fazem uma diferença real no dia a dia dessas pessoas.

“Na prática, os micro e pequenos negócios podem oferecer um programa próprio ou fazer parceria com empresas já consolidadas no setor, a depender da estrutura e disponibilidade de cada um. Importante é entender que os programas de fidelidade oferecem inúmeras possibilidades, tanto para consumidores quanto para as empresas, e essa flexibilidade permite que sejam adaptados à realidade de cada um”, conclui Paulo Curro.

 

Sobre ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Azul, Dotz, Elo, Juntos Somos Mais, Latam, livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

 

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