Interação dos brasileiros com programas de fidelidade cresce quase 30% no primeiro semestre do ano

30 de Setembro de 2022

Faturamento das empresas do setor também evoluiu; foram R$ 4,4 bilhões, 75% maior que no mesmo período do ano anterior

 

A ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) constatou que a interação dos consumidores brasileiros com os programas de fidelidade continua crescendo na base de dois dígitos. O indicador que mede essa atividade – o número total de transações realizadas pelos participantes dos programas – subiu 28,3% no primeiro semestre de 2022 (1S22), se comparado ao mesmo período do ano anterior, e na comparação com 2019, 26,3%, chegando a 12,8 milhões no 1S22.

 

“A cada apuração fica mais claro que os clientes estão valorizando, cada dia mais, os benefícios proporcionados pelas empresas do setor. Isso se refletiu, ainda no 1S22, quando falamos do faturamento bruto das companhias associadas à ABEMF. Alcançamos R$ 4,4 bilhões. Esse valor é 75,8% superior ao registrado no primeiro semestre de 2021 e 20,0% maior do que no mesmo período de 2019, ou seja, antes da pandemia. Isso demonstra que esta não é apenas uma recuperação dos momentos mais críticos, em termos de isolamento social, mas um crescimento, de fato”, explica o presidente da ABEMF, Emerson Moreira. 

 

Acúmulo e troca de benefícios

 

Outros indicadores também exemplificam o avanço do setor. O número de pontos/milhas emitidos no primeiro semestre de 2022 foi 79,8% maior do que no mesmo período do ano passado, chegando a 230,6 bilhões. Se comparado com o 2019 o aumento foi 54%. Deles, 5,7% tiveram origem em gastos com passagens aéreas, os outros 94,3% foram somados em compras feitas no Varejo, Indústria e Serviços.

 

Quando se trata do montante resgatado, ou seja, os pontos/milhas que os clientes trocaram por produtos e serviços, o número total no 1S22 foi de 186,6 bilhões. Esse número foi expressivamente maior do que o registrado nos primeiros 6 meses de 2021, exatamente 78,8%, comparado com o 1S19 a alta foi de 43,9%.

 

No momento de resgatar esses pontos/milhas, 17% dos clientes preferiram produtos como itens para casa, descontos, cashback, serviços e outras vantagens, e 83% deles optaram por passagens aéreas. E os principais destinos nacionais foram São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife, nessa ordem. Em viagens internacionais, Orlando-Flórida foi o destino preferido pelos clientes dos programas de fidelidade associados à ABEMF, seguido de Lisboa, Miami, Santiago e Madri.

 

Os cadastros em programas de fidelidade chegaram a 185,7 milhões ao final de junho de 2022, 9% acima do registrado no mesmo mês de 2021. E a taxa de breakage que mede o percentual de pontos/milhas que venceram no período, ficou em 15,6%, seguindo a média dos resultados anteriores. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no semestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.

 

Sobre ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Azul, Dotz, Elo, Juntos Somos Mais, Latam, livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

 

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