Brasileiros aprendem, na pandemia, a utilizar melhor os programas de fidelidade

06 de Outubro de 2021

Participantes aumentaram acúmulo de pontos/milhas e estão conseguindo aproveitar, cada vez mais, as oportunidades oferecidas pelos programas

A pandemia mudou a forma como as pessoas consomem. Com mais tempo em casa e fácil acesso a diversas lojas online, os brasileiros também se mostram mais atentos aos programas de fidelidade. Seja utilizando cartões de crédito, débito, programas próprios de diferentes marcas e e-commerces ou de parceiros dos chamados programas de coalizão, economizar e ter benefícios em todas as compras já se tornou um hábito para muitos. 

Segundo a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) o montante de pontos/milhas emitidos com compras e transações dos clientes somaram 128,2 bilhões, nos primeiros seis meses desse ano, um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Só no segundo tri de 2021, o acúmulo foi 67,6% superior ao 2T20.

“Percebemos que, em um primeiro momento, as mudanças de comportamento, em razão da pandemia, resultaram em uma freada dos números, mas com o passar dos meses, muitos dos que já participavam dos programas passaram a aproveitar mais as oportunidades, olhar mais para o seu dia a dia, pensando na melhor forma de conseguir benefícios. Seja concentrando todas as transações no cartão de crédito, para render mais pontos/milhas, comprando em lojas que oferecem o benefício, usando com meios de pagamentos que rendam mais e acumulando duas vezes, por exemplo”, explica o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro.

Ele conta que as oportunidades de acumular não faltam e é simples conseguir mais benefícios, sem precisar mexer no bolso, só com as compras que já fariam. Conheça algumas dicas da associação para acumular mais nos programas de fidelidade:

• Ao escolher a forma de pagamento, dê preferência as que podem render pontos/milhas, seja na função crédito, débito, pagamentos por aproximação ou QR Code. Muitas empresas oferecem bônus ou acúmulo aumentado em determinados tipos de pagamentos. 

• As compras online são ótimas oportunidades de turbinar o saldo no programa. Diversos programas de fidelidade têm seus próprios marketplaces, com produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e muito mais, que rendem pontos/milhas. E diversos varejistas possuem programas próprios e, com eles, é possível ganhar duas vezes, na loja e ao utilizar determinado tipo de pagamento.

 

• Lojas físicas também proporcionam oportunidades de acúmulo de benefícios e são uma ótima oportunidade de transformar a compra do mês no supermercado, farmácia, ou até o gasto no posto de gasolina em descontos, dinheiro de volta na conta com o cashback e também em pontos/milhas.

 

• Há diversas promoções que rendem duas ou três vezes mais benefícios em determinados dias ou produtos. É importante ficar atento às comunicações dos programas, visitar seus sites ou apps com frequência para saber das novidades. 

E, claro, se cadastrar é gratuito, por isso, não há por que perder oportunidades de acumular e transformar o saldo do programa em viagens, produtos para a casa, descontos, serviços e muito mais.

Sobre ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

 

 

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.