ABEMF orienta participantes de programas de fidelidade sobre segurança online

01 de Agosto de 2021

Dicas estão em cartilha lançada pela associação que representa empresas do setor

São Paulo, agosto de 2021 - Cada vez mais as pessoas se relacionam, comunicam e consomem pela internet. Comportamento que teve aceleração ainda maior durante a pandemia. De acordo com recente pesquisa da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), 23% dos participantes interagem com seus programas de fidelidade pelo site, 35% pelo app e 42% disse utilizar ambos. Mesmo sendo muito positivo, esse uso crescente também demanda cuidados em relação a segurança online. 

É com esse intuito que a associação está lançando uma cartilha com orientações aos participantes para o uso consciente e seguro dos programas, principalmente, nos canais eletrônicos. “As empresas associadas à ABEMF estão preparadas para lidar com os desafios que a digitalização possa trazer. Inclusive, fazem há bastante tempo um trabalho dedicado à proteção dos dados e informações dos participantes. Entre elas ações como dupla etapa de verificação, monitoramento preventivo, aplicação de um conjunto de soluções de segurança, entre outras”, explica o diretor executivo da entidade, Paulo Curro.

Mas o representante da ABEMF lembra que alguns passos simples, por parte dos consumidores, podem deixar esses ambientes digitais ainda mais seguros. “Pensando nisso que lançamos esse material, com essas orientações básicas e extremamente efetivas para ajudar os consumidores no dia a dia”, completa.

Confira as principais dicas da cartilha: 

A senha, seu bem mais valioso

Para começar, a associação orienta a nunca compartilhar login e senha e jamais os deixar anotados em lugares visíveis. Mas a dica maior é utilizar senhas diferentes em sites, aplicativos e contas de e-mail, e diversificar caracteres ou números, formando um password único para cada interação com empresas diferentes.

Atenção às ofertas incomuns

Outro ponto para se atentar é que, caso receba alguma promoção muito exagerada, o cliente deve acessar diretamente o site/app do programa e chegar até ela. Os programas de fidelidade têm investido em boas promoções, mas é sempre importante ter certeza de que a informação que você recebeu é real. Além disso, ao receber contatos dizendo que aconteceu algo com a conta ou cartão, em mensagem com muitos erros ortográficos e pedidos para que se envie dados ou que clique em algum link, não o faça. Em caso de qualquer dúvida sobre alguma comunicação, entre em contato direto com o programa de fidelidade, nos canais oficiais de atendimento. 

Não passe seus dados por telefone

Outra dica importante para continuar aproveitando todos os benefícios da internet e dos programas de fidelidade, é que as empresas nunca irão ligar para pedir informações pessoais. Elas somente entram em contato para confirmar se uma determinada ação está sendo realizada ou não, como um resgate, compra etc. Isso para garantir se ela foi feita mesmo pelo participante, para que, assim, possam liberá-la.

No site/app certo

O site do programa de fidelidade tem aquele “cadeado” no canto esquerdo da barra de endereço. É importante sempre ficar atento a isso. Ao baixar um aplicativo, verificar também se a desenvolvedora é a própria empresa.

Previna-se!

Por fim, é preciso, sempre, se assegurar que o computador ou dispositivo de acesso não está vulnerável, mantendo o antivírus ativo e atualizado. A qualquer suspeita da vulnerabilidade, o participante deve entrar em contato com seu programa ou acessar a conta para atualizar suas credenciais.

Para mais informações, basta fazer o download da Cartilha Antifraude da ABEMF aqui https://www.abemf.com.br/cartilha

Sobre ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

 

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.