MONITOR MERCANTIL - Setor de fidelização impulsiona o varejo

20 de Maio de 2016

A crise está afetando gravemente vários segmentos da economia, o setor de fidelização é como uma luz no fim do túnel. Em apenas seis meses no Rio de Janeiro, o programa de fidelidade por coalização, Dotz, conquistou 30% da população economicamente ativa (1,13 milhão de clientes) e está presente em 550 pontos de venda.

De acordo com a empresam, os programas de fidelidade são capazes de alavancar vendas do comércio ao mesmo tempo em que servem como complemento de renda para o público em geral, que já usa os pontos para fazer compras no supermercado e pagar contas de consumo. É o popular ganha-ganha, negócio onde todos têm benefícios.

Neste período, a empresa distribuiu mais de 5,6 bilhões de Dotz e realizou 18 milhões de transações. Em apenas um dos parceiros, o Prezunic, o ticket médio cresceu 22%. Dos clientes da rede de supermercados, 700 mil já aderiram ao programa e 60% costumam trocar os Dotz por compras.

Desde 2012, mais de R$ 14 milhões em contas de consumo foram pagas com Dotz, como mostra levantamento da companhia, com 18 milhões de clientes no Brasil. O salto de 2014 para 2015 foi de 33%. Outros R$ 30 milhões em Dotz foram usados para trocar por vale-compras em supermercados. O salto de 2014 para 2015 foi de 94%.

“A fidelização está na contramão da instabilidade econômica e é um dos setores que continua investindo e auxiliando os varejistas e consumidores a enfrentarem esse momento delicado do país. O comércio precisa fidelizar o cliente e mapear os hábitos de cada um para oferecer atendimento e promoções especiais. No Brasil, temos 18,7 milhões de associados e o banco de dados de todos eles. Já o consumidor está buscando formas de driblar a crise e tem dado preferência a estabelecimentos e programas que lhes deem algum benefício concreto”, explica Roberto Chade, presidente da Dotz.

No Rio, além dos 550 pontos de venda físicos, outros 70 estão em fase de implantação. No ambiente virtual, recentemente, a Dotz fechou parceria com 162 lojas em compras on-line. Entre as novas parcerias estão AliExpress, O Boticário, C&A, Monte Carlo, CVC, The Beauty Box, Loungerie, Reserva, Ray-Ban, Bebê Store, Animale e Quem Disse, Berenice?. Agora, são mais de 200 lojas com e-commerce que permitem que os clientes ganhem Dotz em suas compras on-line.

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.