GS NOTÍCIAS - Dotz fecha acordos com BR Distribuidora e Vivo

14 de Setembro de 2017

A Dotz, terceira maior empresa de fidelidade do país em faturamento, assinou acordo com a BR Distribuidora por meio do qual os clientes da rede de combustíveis controlada pela Petrobras poderão acumular e resgatar pontos. Com o acordo, os participantes do programa de fidelidade da BR Distribuidora poderão resgatar e acumular pontos na rede de parceiros da Dotz em 13 regiões metropolitanas do país e no shopping virtual da empresa de fidelidade.

A parceria entre a Dotz e a rede de postos BR Distribuidora começa em outubro nas cidade de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O plano do presidente da Dotz, Roberto Chade, é estender o acordo para as outras cidades em até seis meses. "Vamos complementando todas as lacunas nos hábitos de consumo dos participantes", disse Chade.

Ele citou outro acordo que começa a valer em outubro, com a operadora de telefonia Vivo. A integração dos programas de fidelidade da Vivo com a Dotz, iniciada pelas praças de Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG), em agosto de 2014, passará a ser totalmente nacional também em outubro. "Fomos ampliando o programa para outras cidade e agora ele será nacional", disse Chade, também controlador da Dotz, que tem como segundo maior acionista a canadense LoyaltyOne, maior empresa de fidelidade do Canadá.

O presidente da Dotz projeta que a empresa possa fechar 2017 com um crescimento da ordem de 31% no volume de trocas e em 20% no número de participantes, que atingiu 21 milhões de consumidores em 2016.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) - que reúne Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul -, o número de cadastros em programas de fidelidade no país alcançou 89,6 milhões no fim de 2016, o que representa um aumento de 17,1% na comparação com o ano anterior. A emissão de pontos/milhas somou 197,1 bilhões, já o resgate chegou a 158,2 bilhões. Em relação a 2015, houve um crescimento de aproximadamente 9,3% no volume dos pontos resgatados, mantendo-se no mesmo patamar o volume dos pontos emitidos.

O empresário disse que, para manter o crescimento em um ambiente de recessão e consumo desaquecido, a Dotz ampliou os investimentos em tecnologia para aumentar o acúmulo e o resgate de pontos por meio do maior engajamento dos participantes, além de novos segmentos de serviços, como a oferta de ações comerciais para clientes corporativos da indústria.

Em 2016, a Dotz gastou R$ 30 milhões na plataforma, cerca de 55% mais que em 2015, para lançar ferramentas, como o novo aplicativo de smartphone que permite fazer ofertas direcionadas para cada consumidor de acordo com os hábitos de compra.

"A máquina vai incorporando os hábitos de consumo dos clientes. Isso é importante porque, na média, o consumidor que recebe oferta customizada tem um gasto médio até quatro vezes maior que o que não recebe", declarou Chade.

O presidente da Dotz disse que a empresa criou, neste ano, uma unidade interna chamada Plataforma de Inovação. "Nosso objetivo é descobrir primeiro e lançar no mercado produtos e serviços em quatro áreas: experiência de consumidor, internet das coisas, inteligência artificial e futuro da fidelização", disse.

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