CASA CLAUDIA - Como usar as milhas do seu cartão de crédito para renovar a casa

29 de Janeiro de 2016

Quer uma obra econômica? Milhas computadas em viagens e nas compras do cartão de crédito podem renovar sua casa. Há aquecedores a gás, bancadas de inox, torneiras, chuveiros e outros 300 itens à disposição para a troca. Confira dicas e 10 sugestões de produtos

Milhas ou pontos acumulados em cartão de crédito e em programas de fidelidade em geral são trocados por viagens. Mas em tempos bicudos, com o dólar alto e os ajustes no orçamento, vale avaliar se elas não merecem um novo destino. Uma sugestão? Você pode trocá-las por itens úteis para sua casa. As opções são variadas e inusitadas. De aquecedores a gás a chuveiro elétrico. De bancadas de aço inox a misturadores e torneiras. De sistema de segurança residencial a lâmpadas de led. Há também pistolas de pintura e furadeiras, itens essenciais para pequenos reparos e melhorias.

Quanto custa?

Cotados em milhas ou pontos, os valores são também diversificados. Se pesquisar sem pressa e com frequência, você pode encontrar boas investidas, promoções ou queima de estoque. Nessa busca, poderá também se deparar com algumas excentricidades, como uma lixeira de 40 mil pontos (saldo que dá para fazer uma viagem internacional bacana). Há também alguns disparates. Um gerador de energia a diesel por 336 290 pontos encabeça essa lista.

Vá com calma

Para Roberto Kanter, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, comprar com milhas exige cautela. “Não posso dizer que esse tipo de transação costuma ser a melhor opção financeira”. Vale ponderar sob o ponto de vista de uma escolha que serve para aquele momento. “Às vezes, a pessoa está afim daquele produto, naquela hora e não há planos de viajar. Melhor: as milhas vão expirar em breve.”

Segundo Kanter, milhas/pontos são bônus. Logo, o produto sairá de graça. “Mas lembre-se de que em geral haverá custos com o frete e também com a mão de obra para instalar esse item na casa”. E isso deve ser cotado no orçamento.

Como participar

O primeiro passo é ter um cartão de crédito que compute milhas, o que é oferecido por diversas instituições bancárias. Depois, você deve se filiar ao programa de fidelidade. No site da Associação Brasileira das Empresas de Fidelização (ABEMF) há uma relação.

Feito isso, a regra é clara: ao emitir passagem aérea, ao comprar em lojas conveniadas e também ao usar esse cartão de crédito para pagar conta, você aumenta seu saldo de milhas/pontos todos os meses ao pagar a fatura com o valor total.

Depois, acompanhe o saldo de tempos em tempos e resgate milhas/pontos conforme seu interesse e as possibilidades ofertadas pelo programa. Alguns programas permitem a compra extra de milhas/pontos, o que facilita alcançar o saldo desejável. Vale também ficar de olho na validade de pontos/milhas. Muita gente esquece ou desconhece esse detalhe. Conclusão: milhares de pontos caducam todos os anos sem uso.

Que tal uma nova bancada na cozinha? De aço inox, a pia extra com escorredor duplo (Franke) mede 120 x 53 x 15 cm. Custo: 10.960 pontos.

E por que não trocar também a torneira da cozinha? Estilosa, a Essenza 13 492 (Franke) com instalação na parede é também de aço inox. Com arejador articulável, tem garantia de 60 meses e vale 14 220 pontos.

A ideia é optar por itens que possam ajudar na manutenção da casa? Esta pistola de pintura, batizada de INTECH MACHINE P472 PR, pode entrar em ação e dar novos ares e cores para paredes, portas e móveis. Valor: 1 790 pontos

Outro item essencial para quem quer entrar no universo da bricolagem é a furadeira, ferramenta útil para fazer pequenos reparos e ajustes na casa. O modelo Impacto 3-8 HD 400 (Black Decker) permite perfurar superfícies de concreto, madeira, plásticos e azulejos. Tensão: 110V/220V. Potência W – 480. Custo: 3 980 pontos.

Para garantir mais segurança à casa, vale lançar mão dos sistemas de monitoramento. Sugestão: kit câmera analógica doméstica infravermelho com capacidade para 20 metros de alcance. O Modelo VTV IR3022 D500B com cabo de vídeo e adaptador 12V BIVOLT na cor branca vale 11.160 pontos

Outra investida valiosa para garantir uma casa segura é o porteiro eletrônico. O Gravo GPE 100M GPE100A possui display LCD de 23 polegadas sistema de abertura remota de fechadura elétrica com baixo consumo de energia elétrica. Valor: 9 680 pontos.

Para um banho ainda mais relaxante, há uma série de duchas com diversas opções de jato e de temperatura. A opção Fashion Multitemperaturas (Lorenzetti) tem as seguintes potências: 5.500 quando instalada em 110V e 6. 800 em 220 V. Custo:  3 320 pontos.

Preocupado com a conta de luz? Um aquecedor a gás pode resolver a questão. O modelo LZ-800EF (Lorenzetti) funciona por exaustão forçada e com GLP.  Sai por 39.190 pontos. Há outras opções inclusive para gás natural, ideal para apartamentos.

Iluminar o jardim ou a varanda sem stress com a conta de energia é possível. A Ecoforce 11 314 vem com quatro peças. Isenta de fios, cada peça traz um sensor de energia solar conectados a micro baterias. Depois de expostas à luz do sol durante o dia, as peças iluminam à noite por até oito horas. De plástico ABS, são resistentes e à prova d´água. Vendidas por 2 500 pontos.

Luz indireta rende ambientes aconchegantes. Para criar esse feito, é simples: use fitas de leds. Elas podem ser embutidas atrás de quadros e de móveis. Ou ainda em nichos, forros e sancas de gesso. A luminária Mosaic flex 96W Kit (Osram) vem com duas fitas flexíveis com pequenas lâmpadas de LED. No total, são 120 metros de fita. Bivolts são acompanhadas de adesivo (o que facilita sua instalação). Custo: 6 110 pontos.

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.