Aumento foi de 24% em um ano, com 19 milhões de novas inscrições
São Paulo, 20 de setembro de 2017 – Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) referentes ao segundo trimestre de 2017 (2T17) revelam números crescentes em relação à adesão aos programas de fidelidade e ao número de pontos/milhas emitidos e resgatados. O número de cadastros nos programas de seis* das empresas associadas à entidade (Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul) cresceu 24%, passando de 81 para 100 milhões, em comparação com o segundo trimestre de 2016.
Os pontos/milhas emitidos também tiveram aumento. No 2T17, foram emitidos 60 bilhões de pontos/milhas, número 25% superior em relação ao mesmo período de 2016. Varejo e cartões de crédito continuam sendo as principais fontes para o acúmulo de pontos/milhas, com 87%. Os outros 13% são provenientes de viagens.
No total, foram 49 bilhões de pontos/milhas resgatados, superando em 33% o registrado no 2T16. As passagens aéreas seguem como as mais procuradas, seguidas por produtos e serviços, 76% e 24%, respectivamente. A taxa de breakage, que mede a quantidade de pontos/milhas expirados, está na casa dos 19%, e a de burn earn (percentual de pontos/milhas resgatados em relação aos acumulados) chegou aos 81%, quatro pontos percentuais a mais que no mesmo período de 2016.
Roberto Medeiros, presidente da ABEMF, explica que a constante alta nos indicadores é um reflexo do crescente interesse dos brasileiros e das empresas que apostam na fidelização e engajamento de clientes, entre outros motivos. “Como os programas estão sempre em desenvolvimento, oferecendo, por exemplo, novas alternativas de acúmulo e resgate, as pessoas tendem a usá-los cada vez mais em suas compras do dia a dia. A tendência é continuarmos neste ritmo nos próximos anos, principalmente pela entrada de pessoas que nunca fizeram uso desses programas”, diz. Em decorrência deste cenário, o faturamento das associadas também aumentou. Do 2T16 ao 2T17, avançou 9%, chegando a R$ 1,49 bilhão.
Perfil de participantes cadastrados
Entre os 100 milhões de inscritos, 49% são mulheres e 51% homens. Destes, 12% estão na faixa etária de 14 a 25 anos de idade, 38% entre 26 e 40 anos, 36% de 41 a 60 anos e 15% acima dos 60 anos.
Destinos mais resgatados
São Paulo segue como o destino mais procurado para o resgate de passagens aéreas entre os destinos nacionais, em programas de fidelização, seguida por Rio de Janeiro e Brasília. Em viagens internacionais, Miami continua ocupando o topo do ranking, mas Orlando e Buenos Aires, desta vez, despontam na segunda e terceira posições, ultrapassando São Francisco e Nova York.
Confira a lista completa de destinos:
Nacionais
- 1. São Paulo
- 2. Rio de Janeiro
- 3. Brasília
- 4. Porto Alegre
- 5. Salvador
- 6. Fortaleza
- 7. Belo Horizonte
- 8. Recife
- 9. Curitiba
- 10. Florianópolis
Internacionais
- 1. Miami
- 2. Orlando
- 3. Buenos Aires
- 4. Nova York
- 5. Lisboa
- 6. Paris
- 7. Londres
- 8. Montevidéu
- 9. Madri
- 10. Milão
*A MasterCard e a Visa são as novas associadas da ABEMF, mas os seus números ainda não foram contemplados nos indicadores da associação.
Sobre a ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade oito das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Grupo LTM, MasterCard, Multiplus, Netpoints, Smiles, TudoAzul e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.