Indicadores da ABEMF apontam crescimento do setor de fidelidade no Brasil em 2016

10 de Maio de 2017

Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontam que o número de cadastros em programas de fidelidade, no quarto trimestre de 2016 (4T16), alcançou 89,6 milhões, o que representa aumento de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O indicador refere-se a seis das empresas associadas à entidade, Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul.

Ainda nos últimos três meses, foram emitidos 53,8 bilhões de pontos/milhas e resgatados 43,5 bilhões. Na comparação com o trimestre anterior, os indicadores de acúmulo e resgate cresceram, respectivamente, 6,7% e 10,3%. Ao longo de todo ano de 2016, a emissão de pontos/milhas somou 197,1 bilhões, já o resgate chegou a 158,2 bilhões. Na comparação com 2015, houve um crescimento de aproximadamente 9,3% no volume dos pontos resgatados, mantendo-se no mesmo patamar o volume dos pontos emitidos e um crescimento de aproximadamente 2% no faturamento bruto de pontos.

Analisando apenas o 4T16, o faturamento total das empresas associadas à ABEMF foi de R$ 1,51 bilhão, crescimento de 8,4% em relação aos três meses anteriores. No acumulado do ano, foram R$ 5,67 bilhões.

Para o presidente da ABEMF, Roberto Medeiros, o mercado de fidelidade ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. “Temos vários desafios, mas o principal deles envolve a adesão de cada vez mais participantes, fato que vem ocorrendo pelo crescimento do volume de cadastros nos programas demonstrado por nossos indicadores. A penetração dos programas ainda é baixa no país, por isso, investimos constantemente em divulgação, tecnologia e parcerias, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência ao cliente”, afirma. “Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas passem a utilizar os programas de fidelidade, acumulando e resgatando pontos/milhas. O resgate de produtos e serviços é a melhor forma do participante enxergar valor neste tipo de programa, o que possibilita o desenvolvimento de todo o mercado”, conclui.

Destinos mais resgatados

Ao contrário do acúmulo que possui como principais fontes o varejo, cartão de crédito e outros, representando quase 84% do total de pontos e milhas acumulados, no resgate, as passagens aéreas são o principal item, representando 75,7% do total de pontos/milhas trocados em programas de fidelidade no 4T16. Na lista dos destinos mais procurados, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza ocupam as primeiras posições entre as viagens nacionais. Nos voos internacionais, o destino mais resgatado é Miami (EUA), e, na sequência, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Orlando, também nos Estados Unidos.

Lista completa de destinos mais resgatados:

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Perfil dos consumidores

A análise do perfil dos participantes de programas de fidelidade indica uma maioria de homens, com 51% do total. Entre todos os participantes, a maior parte (38%) está na faixa de idade entre 26 e 40 anos. Os que possuem entre 41 e 60 anos são 35%, 15% acima dos 60 anos e 12% entre 14 e 25 anos.

*A MasterCard é a nova associada da ABEMF, mas os seus números ainda não foram contemplados nos indicadores da associação.

Sobre a ABEMF

 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

 

Fazem parte da entidade sete das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Grupo LTM, MasterCard, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

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